quinta-feira, 23 de agosto de 2012


BÁSICA




A maioria das mulheres gosta de produzir-se, maquiar-se, renovar o figurino, o guarda-roupas, enfeitar-se com jóias e acessórios. Algumas ficam elegantes, outras lindíssimas e algumas, de gosto menos refinado, acabam ficando pior. Determinadas ocasiões da nossa rotina, exigem tais produções. Confesso que tais investimentos me dá uma preguiça danada. Ainda bem que minha vida social é restrita. Teve épocas em que eu ansiava por tais momentos, novidades, festas, convenções, um reboliço qualquer. Hoje, se pudesse, não tiraria o pijama e as pantufas, a não ser para tomar banho, ou para trocar pelo abrigo e um par de tênis, porque gosto de caminhar. E olha que nem sou tão velha assim!

Acontece que é tanta oferta de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, cosméticos e outro escambau de produtos sob nossos olhos, por todos os lados, nas mídias, nas vitrines, que chega ao nível da saturação. Não há dinheiro e energia pra consumir tudo. Foi ai que tomei uma postura radical: ser básica! Somente o necessário, nada mais que o necessário.
Sinto uma certa nostalgia da época em que se tinha uma roupa para usar nos dias da semana e outra para os finais de semana e só. Eram produtos caros de se adquirir, poucas lojas, poucas ofertas. E se cuidava mais. Não que a globalização e evolução neste aspecto seja ruim, mas eu tenho o direito de resistir aos apelos consumistas deste mercado desvairado. E mesmo quando saio do abrigo ou do pijama, meu vestuário é sóbrio. O básico me cai bem. Ai de mim, mas sou feliz assim.

Um comentário:

  1. Dena,
    Como dizia minha avó, "o dificil é ser simples"! Eu também sou básica e tenho muito orgulho disso, ser livre de qualquer tipo de pressão... Básico is beautiful!

    ResponderExcluir