domingo, 15 de maio de 2016

PERSISTIR

Gosto deste verbo. É intransitivo, forte. Conforme seu sentido literal, expressa constância, insistência, obstinação. Quem persiste, não desiste, apesar da dificuldade.  Insiste, prossegue. O termo também pode ser usado como predicativo, no sentido de continuar a ser, perdurar. A lembrança desse termo me veio agora à memória, diante do desenrolar dos fatos políticos que estamos vivenciando nos últimos meses. Acredito que todos vão concordar comigo, independente de posição política, que a presidenta, hoje afastada do governo face ao impeachment, é uma clássica persistente. Diante de tantas adversidades, manteve-se convicta na defesa do seu mandato. Poderia ter se resignado, renunciado. Mas isso não é do seu perfil. E como boa representante do gênero, não decepcionou a classe feminina. Foi valente e guerreira, não desacreditou em si. Eu, particularmente, persisto em acreditar na política, apesar dos fatos me mostrarem que talvez não valha a pena.
Persistir é ter fé. E fé é um sentimento total de crença. Ter fé é postura contrária à dúvida e está intimamente ligada à confiança. Portanto, persistência e fé são parentas muito próximas.
Persistir no erro é burrice; persistir no acerto é atitude, ousadia. Não existe pessoa meio persistente, ou ela é ou não é. Quem persiste sabe que se um caminho não der no que quer, encontrará outro. O importante é vislumbrar saídas, e não renunciar. Manter constância nos nossos propósitos.
Persistência é substantivo feminino usual para os fortes de espírito. Sinônimo de perseverança para quem busca vencer obstáculos.  Numa linguagem mais simples, pura teimosia.

6 comentários:

  1. Dialecticamente correto,palabras suave e delicada,sem cair no sectarismo com seu suave sutil Poetico,que faz parte de nossa Escritora!Suas palavras e você são muito importante para a gente continuar de Pé..Envio mia palavra unas de tantas...DESISTIR JAMAIS-abrazôs de um grande admirador.

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada pela visita à minha página, Flavinha. Beijo grande. Volte sempre.

      Excluir
  3. Bom dia Dena. Tudo bem? Boa ideia de escrever sobre "persistência". Nós mulheres somos muito persistentes. Continuamos na luta diária , esperando novos dias, novos amores, novas alegrias. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Selma. Tudo bem e você? Obrigada por me ler. Volte sempre. Grande beijo.

      Excluir