sábado, 10 de setembro de 2016

DEVOÇÃO

À vezes alguma palavra fica martelando na minha cabeça. Vem-me toda hora à mente, futrica minha imaginação. Por que acontece? Não sei, deve ser uma questão de neurotransmissores, ou não.
Tais impulsos, seguidamente,  me remetem ao dicionário, em busca de significados. Gosto dos significados, que são aquilo que alguma coisa quer dizer, o sentido.
Hoje acordei me lembrando de ‘devoção’. E ela tomou conta do meu dia.  Segundo os entendidos, devoção é ‘piedade ou sentimento religioso; expressão de adoração a Deus e aos santos através de práticas religiosas: tinha devoção por Santa Rita de Cássia’. Mas também significa afeição; dedicação, amor ou afeto demonstrado em relação a alguma coisa, ou alguém, como por exemplo: a sua devoção ao teatro era sincera. Ou quando se adora ou venera: sua esposa era sua verdadeira adoração.
O mundo moderno, tão pusilânime nas coisas de Deus, não entende mais o significado da palavra devoção. Hoje, na maioria dos casos, as práticas devocionais não passam de sentimentalismo subjetivista que nos mantém aprisionados ao passado. Tudo precisa ser processado, ruminado, oferecido sem que seja preciso sacrifício ou esforço. Sim, porque a devoção reivindica estes dois substantivos. Para conversar com Deus, criar mais intimidade com ele e se aprofundar na fé através da palavra ou da oração, é preciso dedicação. Como diz uma música do Gil: se eu quiser falar com Deus, tenho que aceitar a dor, tenho que comer o pão que o diabo amassou, tenho que virar um cão, tenho que lamber o chão...
Abnegação é tarefa difícil. E, da mesma forma que a devoção a Deus exige empenho e zelo, também é preciso devotamento e cuidado nos relacionamentos interpessoais, para que vinguem e se mantenham.
Quem tem devoção pratica o afeto e o amor. E praticar o afeto e amor, com renúncia e desambição, não é empreitada fácil. É predicado só dos espíritos altruísticos.

Um compromisso submisso, rebuliço no cortiço, chame o Padre "Ciço" para me benzer, oh, com devoção.”

4 comentários:

  1. É verdade, as vezes temos devoção por algo que não nos acrescenta nada. Sou devota de Sta Rita e ela nunca me faltou. Parabéns por expressar tão bem um tema tão delicado. Bjin

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pela leitura e pelo carinho, mas...quem é você?

    ResponderExcluir