sexta-feira, 10 de novembro de 2017

VONTADE

Hoje levantei com esta palavra na minha mente. Isto ocorre comigo seguido, passar o dia com uma palavra me assombrando. E quando ela resiste em me deixar, recorro à escrita para expulsá-la de mim, como um ato de desobsessão.
Vontade é um substantivo feminino que significa a faculdade que tem o ser humano de querer, de escolher, de livremente praticar ou deixar de praticar alguma coisa. Também pode ser a força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir seus fins ou desejos. Originada do Latim voluntas , é o desejo, o ânimo, o querer.
Todos os dias acordamos, indiscutivelmente, com alguma vontade, positiva ou negativa. Pode ser vontade de tomar café, de correr no parque, caminhar, trabalhar, iniciar um novo projeto, viajar, falar com um amigo... Ou simplesmente vontade de nem levantar! Tudo são vontades e estas reportam a uma escolha, uma ação. E conforme se configuram nossas ações, vamos colhendo resultados. Portanto nenhuma atitude resultará sem a devida volição do sujeito.
Enquanto divago sobre esta palavra, você que me lê deve estar pensando em algo que esteja com vontade de fazer. E é bom mesmo pensar nisso, porque o tempo é fugaz e as possibilidades neste mundo contemporâneo são vastas, sem contar nossa tendência congênita à comodidade. Mas o tempo de cada um corre de forma muito particular e desta mesma forma caminha nossos quereres.

Fundamental é não perder o ânimo, buscar, realizar, evoluir. E ter consciência do livre-arbítrio. O resto é mar, é tudo que eu não sei contar.

3 comentários:

  1. Continue com vontades. Elas nos fazem andar. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Adoro teu olhar consciente para as coisas mais simples, tu consegues fotografar um sentimento para analisar e realmente ter o poder de escolha sem deixar a vida te levar... Como as ondas do mar!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossas vontades! São como as ondas do mar, tem uma força incrível, mas temos que aprender a navegar... Ou nos perderemos nesse mar de ilusões.

    ResponderExcluir