sexta-feira, 12 de agosto de 2016

PREJULGAMENTO

A maioria de nós tem o costume, ou defeito, de ver uma pessoa ou situação e já fazer um juízo, sem saber muitas vezes, nem o nome da criatura, nem a origem e veracidade dos fatos.  Olhei e não gostei e ponto final. E não me venha dizer que você não é assim, não tente eximir-se de culpas. Pelo menos uma vez você prejulgou.
Eu perdi a conta das vezes que prejulguei. E admito que oitenta por cento dos casos me enganei. E me enganei feio. Eita defeitozinho medíocre, de nós humanos, preconceituar, predefinir.
Uma das vezes que me aconteceu, depois de quase estar odiando aquela pessoa, tive a oportunidade de trocar meia dúzia de palavras com ela, saber seu nome, sua profissão, de onde era entre outras coisas básicas. Mas já foi o suficiente pra eu engolir no mínimo cinquenta por cento do meu julgamento precoce. Alguns dias a mais de convivência, eu já estava admirando a criatura. E um pouco adiante, já tinha certeza que ela era bem melhor do que eu. Não que me subestime, mas ela se superou diante do meu parecer inicial.
Depois disso tento me vigiar e até orar, pra me precaver desta falha de caráter, que deveria até estar na lista dos sete pecados originais.
Prejulgar é feio, é pobre, é egoísta, é mesquinho. Coloca-nos abaixo da sola do chinelo. A gente se engana com as pessoas, isso faz parte das interações, mas não nos dá o direito de fazer juízos, destilar nosso azedume língua afora.
Todo prejulgamento corre sérios riscos de falir ou ferir, e causar prejuízo.
E já que toda essa questão tem o prefixo ‘pré’, melhor mesmo é nos precaver de julgar sem conhecer.

4 comentários:

  1. Prejulgar é precoonceito.Li certa vez q julgar é uma via de mão dupla. Porque assim como julgamos, somos julgados. Julgar tá na essência humana. Eu sou ré assumida e confesso. Também me envergonho de meus pré julgamentos. E atire a 1a pedra quem nunca fez isto !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade amiga. São as 'fragilidades de caráter do ser humano'. O importante é nos vigiar (e orar) pra não repetir no equívoco. Obrigada pela visita e pelo carinho. Bj

      Excluir
  2. É verdade Mana, sempre temos essas atitudes preconceituosas, também já fiz muito isso, hoje até penso duas vezes antes de pré julgar alguém.

    Parabéns bjus no seu coração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. È mana, são as 'fragilidades de caráter do ser humano'. O importante é termos consciência e ir nos corrigindo. Obrigada pela visita e pelo carinho. Bj

      Excluir