sexta-feira, 29 de julho de 2016

FIM DE TARDE


Desde criança os fins de tarde me trazem certa melancolia. Nunca pude identificar exatamente que sentimento é esse. No passado era uma mistura de saudade do dia que se acaba, ansiedade do escuro da noite que sombreia o horizonte, e a incerteza de um amanhã que está por vir. Hoje, olho pela vidraça da minha sala de estar, o sol curto de inverno, manda um breve adeus. Tão breve que quando chega sua hora derradeira, mal consigo apreciar sua beleza, exprimir um sorriso cor-de-rosa e deu. Ele se foi. E tudo ao meu redor passa a ser meio temeroso. Os móveis que já não avisto direito, os carros na rua, com os faróis baixos acesos; gatos miando nos telhados e um frio na minha barriga. Não alcanço o interruptor de energia para acender a luz. Um mal estar me assola por dentro. Alguma coisa na noite me traz aflição. E esta paralisia é somática. Como se o movimento fosse evocar lembranças que não desejo mais ter. Travo uma luta entre meus sentimentos e a realidade. Gostaria mesmo que este sol se estendesse por mais tempo. Que o dia não fosse tão breve e a noite não se demorasse tanto.
O barulho da porta me traz ao presente. Meu filho chega da rua com toda agitação e energia próprios da idade. Passa como num pé de vento e só ouço a frase ‘me faz um lanche que vou pro treino’.
As pernas me carregam até a cozinha e minhas vontades já não existem mais. Agora é atender ao pedido que meus ouvidos acataram. Penetro na realidade junto com o cheiro de bacon que sai da torradeira. A noite pende inteira lá fora. E só resta abafar meus receios na precisão das horas. 

2 comentários:

  1. ...Tudo...Tudo mesmo, que estiver para trás do nosso PRESENTE, devemos, sempre, guardar e lembrar das coisas boas. O que não foi bom, devemos deixar no PASSADO. O presente tem que ser, sempre renovado na companhia das boas lembranças para que possamos ter um FUTURA melhor, de muitas alegrias...

    Bjuuusss

    ResponderExcluir
  2. ...
    Nunca dever ficar presos a pequenas coisas ou detalhes. Cada pessoa deve andar com os próprios pés...

    Bjooosss

    ResponderExcluir