sexta-feira, 15 de julho de 2016

O VALOR QUE SE DÁ


O dia amanhece nublado, outra vez. É inverno, normal. Acordo e abro a veneziana do meu quarto, devagar, com medo do tempo estar fechado. E está!
É sábado, e eu quero sol. Mas a natureza é quem sabe, é quem manda. Penso no valor que tem um dia de sol. Ele aquece, energiza, estimula a vitamina D, anima a vida. Quando tem sol sentimos vontade de abrir as janelas da casa, de estender roupas no varal, de caminhar no parque, tomar chimarrão na praça, levar o cachorro pra passear.
Penso no valor que tem tudo aquilo que nos falta ou que não vemos. Neste sábado foi o sol. Noutros dias são pequenas coisinhas que se tornam enormes se não as temos ao nosso alcance. O abraço de um filho, o colo da mãe, a palavra de apoio do pai, o aconchego de um lar. O afeto de um amigo, um ombro que nos acolhe. A flor no jardim, no vaso da sala, ou na beira da estrada. O cobertor que aquece. O cheiro de um café passado, e tantas outras coisas valorosas que se perdem no infinito das horas.
Enquanto conjecturo, o céu vai se abrindo, e já sinto alguns raios do sol latejando no  meu rosto. Momento, para mim, de valor inestimável. Um bem que não troco por nada. Nenhum suborno privar-me-ia do prazer que este sol me dá. Pequenos prazeres, grandes satisfações.
E assim é a vida. Como um bolo recheado de vários sabores. Tem gente que valoriza uma dedada de merengue, outros uma colherada de recheio ou uma fatia generosa. Mas tem os que não se saciam. Empanturram-se com o bolo todo e nem sentem o sabor das camadas.  E os farelos restam pras formigas, que por saber dar valor, ficam com a melhor parte. 

5 comentários:

  1. Oiiiii Dena,
    Concordo com tudo. Um sol num dia nublado é um sorriso do céu...

    Bjooossss...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, querido, o sol é pura energia, calor, amor! E por isso tem tanto valor. Bom te ver por aqui, me lendo. Volte sempre que te quero bem.

      Excluir
  2. "E os farelos restam pras formigas, que por saber dar valor, ficam com a melhor parte".
    Muito reflexivo esse final. gostei muito =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flavinha, minha "quiçá", futura sobrinha. Tão bom saber que tu me lês. Tua opinião é de valor para mim, afinal, és das letras. Beijocas.

      Excluir
    2. Ler o que você escreve me dá inspiração pra escrever também. Um dia crio coragem de publicar na internet!

      Excluir