sexta-feira, 8 de julho de 2016

QUEM SOU

Nascemos dependentes, parte de nossas mães. Com afeto e alimento, crescemos. Afeto muitas vezes falta. Alimento, em certas circunstâncias também. Assim vamos evoluindo. Caminhamos, falamos, brincamos, estudamos. E chega a adolescência. A personalidade está formada. As impressões da primeira e segunda infância, boas ou ruins, já estão impregnadas. No decorrer do tempo vão-se mostrando. Na busca da identidade é que, muitas vezes nos perdemos. E nesse caminho tortuoso, acertando e errando, é que sofremos e crescemos. Uns mais, outros menos.
Nossa identidade é algo que vai mudando com o passar dos anos. E muitos chegam aos cinquenta sem saber exatamente quem são. Como diz Fernando Pessoa: o eu profundo e os outros eus! Alguém também disse que somos três: aquele que pensamos ser, aquele que os outros veem e o que somos de verdade. É aí que está o xis da questão: quem somos de verdade?
Eu sei que tenho vários  eus. E certa vez escrevi: ‘gostaria de poder agradar todas as mulheres que me habitam’. Mora em mim a filha, a mãe, a esposa, a amante, a dona  de casa que eu não queria ser, a profissional que eu não consegui ser, a escritora e mais as outras tantas que perdi pelo caminho.
A escritora é quem insiste em ficar e eu luto pra manter. Essa me faz bem. E quando sofro e choro é na ponta da caneta que busco consolo. E quando estou animada e feliz, ela palpita comigo.
Dessas várias personalidades que me habitam, algumas, sinceramente, eu gostaria de exonerar, me despojar. Outras eu aprecio e convivo bem.
Mas a escritora, intensa, sensível, delicada e complicada, se sobreexcede.  Resistente, inventiva e contumaz, sobrevive a todas as demais.
Essa me incita, me abriga e me liberta. Só nela encontro paz e sossego pra minha mente inquieta. 

4 comentários:

  1. Pois é Mana, quem somos de verdade?
    Nem nós nunca saberemos de verdade.
    Que Deus mantenha em vc essa mulher ESCRITORA para que possamos nos deliciar com seus escritos.
    Bjus no coração minha irmã.

    ResponderExcluir
  2. Você....Você é aquela pessoa e escritora que vai retomar o caminho da escrita, usar o dom que Deus te deu e colocando as palavras nos lugares certos com a inteligência e capacidade que tens. Contando assim a história, que alguém, em algum momento vai se identificar...

    Bjuusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido, pelas palavras e pelo carinho. Fiquei em dúvida, num primeiro momento, mas agora vi e sei quem tu és. Beijo enorme!

      Excluir