sábado, 26 de novembro de 2016

NO ANO QUE VEM



No ano que vem eu vou, terei, farei, haverá. Quando eu conseguir, tiver, fizer. Quando eu me aposentar...
Esta é a frase mais pronunciada nesta época. Tudo o que não iniciamos, continuamos ou terminamos no presente, transferimos para um tempo posterior ao que se fala. Falamos como se o ano que vem fizesse parte de um futuro longínquo e mágico. Tão distante que haverá tempo para realizar projetos e sonhos deixados pelo caminho, em meio a horas desperdiçadas. Hoje é o futuro de ontem e passado de amanhã. Então o futuro é tempo que já era ou nunca será. Quem saberá? O que temos certeza é que hoje é o nosso melhor presente. É este momento que estou escrevendo, está calor e o céu escuro parece trazer chuva. Agora são dezenove horas e vinte oito minutos e acaba de cair a conexão da minha internet. Meu vizinho está chegando do trabalho, ouço o barulho da chave na fechadura da sua porta. Estou com sede. Enquanto pego a água espio meu gato deitado no sofá da sala, de olho numa lagartixa na parede, próxima da janela. Coisa graciosa a figura de um bichano circulando pela casa, roçando-se nas nossas pernas, com miados próprios pra cada situação que só nós, seus donos, compreendemos. Volto a escrever e a chuva começa cair.
Agora é o momento que tu estás lendo este texto. Já pensou que se deixasse para outro dia, talvez nunca mais lesse?
 Muito pior do que conjugar os verbos no futuro do presente é pronunciá-los no futuro do pretérito ou do passado: eu deveria, queria, poderia; se eu tivesse, se eu pudesse... Existem pessoas que passam a vida planejando o futuro para o ano que vem. E morrem querendo ter feito, ter ido, ter tido e ainda culpando os outros por tudo o que deixaram de executar, justificando fracassos, erros, acomodação.
O “ano que vem” é daqui alguns dias. Como saber se estaremos aqui? Depois do jantar vou escrever a primeira página do livro que estou planejando começar desde o ano passado.




4 comentários:

  1. Olha sóó !!

    É isso aí, o ano termina com uma expectativa (Início do livro), iniciasse o próximo com mais expectativa (Término do livro)...Tudo que você falou é muito certo, as vezes planejamos algo, já impondo dificuldades, e não é assim que devemos agir, temos que planejar e executar, sem muita preocupação. Só assim nossos projetos poderão ser concluídos...

    Grande beiiiijoooo...

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Marcos, pelo carinho e leitura. Sim, vou ter que me esforçar e disciplinar pra escrever outro livro, NESTE NOVO ANO.
    BJ

    ResponderExcluir
  3. Boa noite. Penso que faz parte de nossa natureza: ano que vem eu faço. E o ano que vem não chega nunca...Gostei de saber que és gateira. Também sou. Tenho dois. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Nossa!!! como esse texto nos leva a uma reflexão profunda, a gente tem isso por natureza, anos que vem .... sempre ano que vem....

    Parebens Mana bjus

    ResponderExcluir