terça-feira, 1 de novembro de 2016

AGENDA PRA VIVER BEM

A semana começa com limitações no café da manhã. A recomendação é uma fruta, uma fatia de pão integral torrado com manteiga light, uma fatia de queijo branco, uma xícara de leite de soja. Depois ao menos uma hora de exercícios físicos, não pode faltar meia hora de caminhada. Tem que ter o lanche da manhã, porque se recomenda seis refeições leves por dia. Pode ser uma barra de cereal light, ou uma ameixa fresca, ou três castanhas do Pará. O almoço deve ser leve. Duas colheres de arroz integral, um prato de sobremesa de salada de rúcula, um filé de frango com gengibre, uma taça de abacaxi com raspas de limão. Repousar após o almoço recarrega as energias e nos torna mais prolíferos. Então faça isso.  Ah e não se esqueça da xícara do chá verde, do suco detox, de comer maçãs, cereais... Para a janta, sempre antes das 20h, um prato fundo  de sopa de grão-de-bico com inhame e espinafre é a melhor escolha. Tempere tudo com azeite de oliva extra virgem, de preferência os com acidez inferior a 0,5%, que por sinal são mais caros.
Banhos frios fazem muito bem à saúde, pois ativam a circulação e melhoram a pele. Carne de peixe ao menos uma vez na semana não pode faltar na sua mesa.  Não podemos esquecer de fazer checapes periódicos na ginecologista, dermatologista, cardiologista, otorrino, gastro... Para as mulheres que já passaram dos cinquenta, tem a fase da reposição hormonal. Tomar hormônios, vitamina D, cálcio, e ao menos vinte minutos de sol por dia. Quando se tem outros problemas de saúde, não se esquecer dos horários dos medicamentos, que podem ser para a pele, para o sangue, para os ossos, para o colesterol, pressão, diabetes, estômago, coração, para os nervos, pra pampa que o pariu.
É fundamental passear e conversar com as amigas. Dançar faz bem à alma, revigora nossas energias. Ir ao cinema, teatro, shopping, viajar, namorar. Portanto, ponham na agenda estas atividades ao menos uma vez por semana. Contato com a natureza, ter tempo todo dia para a família e amigos, meditar, fazer um trabalho de caridade, espiritualizar-se, dormir, ouvir música, se possível aprender a tocar um instrumento musical. Visitar velhos conhecidos, escrever e ler, nem que seja a coluna de esportes do jornal. Ter um animal de estimação, sem esquecer que isso envolve idas e gastos com veterinário, vacinas, ração, pet shop, e tempo pra passear ao menos duas vezes por dia, principalmente se o bichinho for um cão. Beber dois litros de água por dia é condição ‘sine qua non’. Nada de muito sal na comida e, por favor, corte os carboidratos. Fazer sexo com certa frequência diminui os riscos de infarto fatal.
E se você ainda não se aposentou, tem que ter o tempo para trabalhar. E para estar com boa disposição e produtivo, é importante dormir ao menos oito horas por noite. Existem muito mais itens que não cabem em apenas uma crônica, mas talvez caibam na sua rotina. Se você consegue administrar tudo isso na sua agenda de 24 horas, considere-se uma pessoa excepcional, atípica, abnormal. Boa sorte!

3 comentários: