sexta-feira, 21 de outubro de 2016

SUBINDO A LOMBA
A vida é uma lomba. Ou, a vida é feita de lombas. Desde criança, até hoje, escalo muito. Quando comecei o ensino primário, e isso já faz um bom tempo, descia e na volta da escola, subia, em torno de dois quilômetros por uma trilha íngreme, cheia de matos, macegas e medos.
Agora, sempre que volto da academia, subo mais ou menos um quilômetro de lomba. E numa dessas subidas vinha pensando, quanto eu já lombeei nesta vida. E não só eu, vocês que estão me lendo, também. A maioria! Senti-me cansada, pesada. Deve ser porque não tenho mais  vinte e poucos anos e quarenta e poucos quilos. Vim subindo em ziguezague, pra caminhada ficar menos custosa. Na metade da lomba, parei e olhei para trás. Havia feito um bom pedaço, mas ainda faltava outro tanto pra chegar em casa. Segui no meu ritmo, pensativa das coisas da vida.
Nossa caminhada por este chão às vezes é plana, limpa, descomplicada. Noutras vezes, o percurso é escarpado, cheio de sarças e frinchas. Difícil! À medida que a vida segue, vamos perdendo a força física, mas com a experiência aprendemos a driblar as adversidades. Como por exemplo, caminhar em ziguezague numa lomba.  Parar no meio da etapa e tomar um gole d’agua ajudam muito; ter a consciência maina, também, porque quando a consciência está maciça, o peso é dobrado. No caminho encontramos pessoas de todo gênero, sempre buscando o mesmo que nós: trajetórias fáceis. Mas como cantava Raul Seixas ‘é de batalhas que se vive a vida’. E subir lombas tá no pacote.
Mas eu quero uma folga destas tantas subidas na minha vida. Tenho sede de mar e planícies. Quero ar fresco e sombra. Se eu mereço, não sei, mas querer é meu direito. E enquanto sonho com oceanos e várzeas continuo a marcha, quebrando esquinas, atravessando atalhos.

2 comentários:

  1. Parabéns Dena. Excelente texto. Também sonho com um lugar plano, com água em volta, para poder andar de bicicleta. Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Mana, também quero planícies e mar, muito mar, olhar pro infinito e esquecer as lombas da vida.
    BJUSSSS

    ResponderExcluir