segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

ESPÍRITO DE NATAL
Nas festas de fim de ano ouvimos com muita frequência a frase: vou entrar no espírito de Natal. Às vezes me dá impressão que o Natal é um aparelho com um botão interruptor: off, on.  A verdade é que o espírito de Natal é um estado que deve ser vivido constantemente durante todos os dias do ano, a fraternidade, o amor pelo próximo, a renovação da fé. É algo para ser constante em nossa vida.
O que realmente devemos comemorar no dia 25 de dezembro? Como está nosso espírito neste Natal, dentro da ótica cristã?  A árvore iluminada na sala, quanto vamos gastar em presentes, o que terá na ceia não importa tanto como sentir no ambiente a mensagem viva do aniversariante deste dezembro mágico. Toda a família está unida? O perdão já eliminou aquelas desavenças que ocorrem no calor das nossas emoções? Não adianta termos a despensa cheia, se não conseguimos doar nada para quem tem tão pouco. Importante é ter dentro de nós a preocupação com aqueles que esperam uma visita, um telefonema, uma carta, um e-mail...
O espírito do Natal deve estar entre pais que descobrem tempo para os filhos, em amigos que se reencontram e podem parar para conversar, no respeito do celular desligado no teatro, na gentileza de quem oferece o banco para o mais idoso, na paciência com os doentes, na mão que apoia o deficiente visual na travessia das ruas, no ombro amigo que se oferece para quem anda meio triste, perdido, na gentileza no meio do trânsito. Não basta só ver o Natal nas vitrines enfeitadas, no convite ao consumo, é preciso perceber o enfeite que a bondade faz no rosto das pessoas generosas. O espírito do Natal entra definitivamente em nossas vidas, através do abraço fraterno, da oração sentida, do prazer de andar sem drogas e sem bebidas, do riso franco, do desejo sincero de ser feliz e, de tão feliz, não resistir ao desejo de fazer outras pessoas também felizes.
Deixe o Natal invadir a sua alma, entre os perfumes da cozinha que vai se encher de comidas deliciosas, no cheiro da roupa nova que todos vão exibir. Abraça-te à tua família e façam alguns minutos de silêncio, que será como uma oração que subirá ao alto e retornará com um presente eterno, duradouro: o suave perfume do nosso Criador, perfume de paz, amor, harmonia e a eterna esperança de que um dia todos os dias serão como os dias de Natal. 

Um comentário:

  1. É, o Espirito do Natal, todo ano a mesma coisa, deveríamos pensar sempre no aniversariante sem gastos, sem presentes sem consumismo o Natal deveria ser só de orações e agradecimentos.
    Bjus querida, obrigada por ilustrar tão bem esse espirito de Natal.

    ResponderExcluir