sexta-feira, 14 de julho de 2017

FRUSTRATIONES

A palavra frustração é originada do latim frustratione. É um substantivo feminino que nomina o ato de frustrar-se. E frustrar-se significa uma insatisfação resultante de algum impedimento na realização dos nossos desejos. A frustração ocorre quando identificamos um erro entre aquilo que planejamos e o que realmente aconteceu.
Este sentimento muitas vezes é provocado pela ação de outras pessoas que podem nos frustrar de várias maneiras, uma vez que seres humanos são maravilhosos e ao mesmo tempo imprevisíveis. Já me decepcionei com amigos pelos quais tinha enorme consideração, e aprendi que as pessoas podem ser irracionais, injustas e inconsistentes. Por outro lado os nossos erros e omissões também desapontam os outros. Ou seja, nós também podemos ser uma fonte de frustrações para os próximos. Não podemos controlar o comportamento dos outros, mas nossas reações a ele, sim.
Eu penso que ainda é mais fácil lidar com as frustrações que os outros nos causam do que aquelas que praticamos pelos próprios erros. Nossas malogradas ações provocam decepções tamanhas que muitas vezes nem conseguimos mensurar. Somente depois de passado bom tempo é que elaboramos tais equívocos. Frustração de um namoro que não deu certo, de uma carreira mal-aventurada, de um amor não correspondido, de um projeto não elaborado ou um casamento malfadado.
A fórmula para nos preservar de maiores desilusões, parece estar no modo como nos comportamos diante das adversidades.  Enxergar a frustração como um ‘atraso no nosso sucesso’ em vez de um ‘fracasso’, é uma boa ação. Ao longo da minha vida, por exemplo, eu me dei conta de que foi muito bom que certas coisas que um dia eu quis, nunca aconteceram. Temos o costume de associar nossas expectativas com felicidade, mas nós não sabemos o que nos fará felizes e nossos palpites a esse respeito quase sempre estão errados. Geralmente a felicidade não está no ‘pacote que idealizamos’.
Finalizo dizendo que a resiliência, a criatividade e a valorização das nossas pequenas vitórias, são grandes aliadas.

No mais, cuide-se ou lamba suas feridas, na solidão. 

2 comentários:

  1. Pois é, o melhor seria se pudéssemos nos abrigar num casulo onde só as coisas boas pudessem entrar e as frustrações, desilusões, traições etc...ficassem do lado de fora. Bjus t amo Mana

    ResponderExcluir
  2. Genial Denair! Muito claro o sentimento de frustação que por vezes nos deparamos. Parabéns sempre. Bjs

    ResponderExcluir