segunda-feira, 31 de julho de 2017

RESILIÊNCIA

Outro dia, lendo o Evangelho, me deparei com esta palavra ‘resiliência’. Achei-a tão bonita, sonora, agradável e carregada de significados. Na Física, ‘resiliência’ resume a capacidade dos materiais de retornar à forma original depois de sofrer uma deformação. A psicologia tomou este termo emprestado da física, definindo resiliência como a habilidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas. Quando aplicado aos seres humanos, o conceito segue uma solução diferente do que acontece quando empregado na física, se destacando exatamente pela capacidade do indivíduo dar a volta por cima das situações de risco e voltar TRANSFORMADO, crescendo com a experiência.

Entre os seres humanos, os resilientes são aqueles que têm a habilidade de se refazer depois das frustrações, usando-as ao seu favor. Ao longo da nossa existência individual, familiar ou social, vamos nos deparando com vários ensaios difíceis. Situações traumáticas, angustiantes, estressantes. Cada indivíduo tem uma maneira de lidar com tais adversidades. Para alguns a resiliência é fator inato; para outros ela é mais difícil de ser exercitada. O modo como vimos e enfrentamos nossos dissabores vai mensurar nosso grau de resiliência. O fato é que desenvolver a resiliência é algo positivo para nossa vida. O otimismo, a empatia, bom humor, perdoar e perdoar-se, encarar os problemas como aprendizados, são práticas que reforçam nosso grau de resiliência.  Resumindo, saber transformar os limões azedos em saborosas limonadas é o segredo dos fortes – é a química da vida!

9 comentários:

  1. Sabedoria, lidar com o percalços da vida da melhor forma.

    ResponderExcluir
  2. Perfeita descrição de nosso dia a dia e do quanto ainda precisamos nos conhecer.

    ResponderExcluir
  3. Muito sabias suas palavras Mana querida. Parabéns Bjus no seu coração

    ResponderExcluir
  4. Verdade! E que quimíca. Uma mistura e tanto; emoção, dor, frustração e a "cura" propriamente dita, e finalmente enxergar com os olhos do coração.

    ResponderExcluir
  5. Obigada pela visita Simone, volte sempre. Bj

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Acredito que depois de cada experiência significativa nunca mais voltamos a ser os mesmos! Se fosse um jogo estaríamos avançado etapas, cada vez mais fortes!

    ResponderExcluir
  8. Acredito que depois de uma experiência significativa nunca mais seremos os mesmos. Se fosse um jogo, diria que avançamos etapas e ficamos mais fortes.

    ResponderExcluir