sexta-feira, 11 de setembro de 2020

 

COMPLETUDE

Particularidade, característica ou condição daquilo que é ou se apresenta de modo completo; perfeito. Isso é completude! Tal definição deve nos fazer lembrar do nosso estado de espírito, do nosso interior e também das circunstâncias. Como nos sentimos hoje? Em relação à vida profissional, amorosa, espiritual...

Eu não hesito em dizer que não me sinto completa. E acredito que boa parte da humanidade também não. Isso parece variar conforme o tempo. Há fases da vida da gente que a completude se apresenta plena (não sei se não estou falando uma cacofonia). O que quero dizer é que a gente passa por várias etapas, e tem períodos que estamos bem, felizes por quase nada. Enquanto em outras fases parece que o chão se abre sobre nossos pés e mergulhamos num buraco negro, num beco sem saída, num poço sem fundo, num caos!

Nos últimos anos tenho passado por momentos que eu mesma tenho dificuldade para definir. Todos meus atos necessitam de um esforço quase sobre humano da minha parte: levantar, começar o dia, ir ao mercado, à feira, ao trabalho que é o mais difícil. A vida social que antes já era escassa, agora zerou total. E eu me sinto mergulhada num grande precipício, pendurada por uma corda elástica, às vezes estou lá embaixo, às vezes a elasticidade me puxa para cima. Não caio, mas também não saio!

Em outros tempos só de ver a amoreira cheia de folhas e frutos na minha janela e os sabiás cantando com a chegada da primavera, já me enchia de uma alegria até boba. Hoje o sentimento é outro, quase neutro. Coloco toda esta apatia na conta da menopausa, que tem me trazido tormentos nunca imaginados.

Não sei se isso acontece com vocês também, meus queridos leitores. Podem abrir seus corações comigo, afinal estamos vivendo um tempo em que abraçar não dá, beijar nem pensar, tudo é feito com distanciamento. Falar sobre nossos sentimentos pode ser uma boa saída terapêutica para nossa angústia e solidão.

Talvez eu esteja discutindo sobre coisas que você não sente, mas um outro se reconhece como eu. Porque não é possível que esta sensação de incompletude só acontece comigo?

O que posso dizer é que tenho me empenhado muito para obter o mínimo de completude nesses dias. Escrever ajuda muito, porém, como dizia um amigo, eu me saboto e não escrevo. Serei teimosa e pessimista com a vida?

9 comentários:

  1. Querida escritora! Você faz acontecer! Mais priorizou a zona de conforto! Isso anula você! Disculpe mia honestidade! Modelo de EX.seu filho! Ele como eu e alguns outros RELATIVAMENTE FELIZ! Faza acontecer! Voltar a suas raízes que o mundo ficará melhor! HLVS-RAFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa. Você tem razão, priorizei a zona de conforto e isso me anulou e me deixa infeliz. Só me resta render e concordar contigo! Bjs

      Excluir
  2. MODELO DE EXEMPLO ..CORRIGINDO ACIMA!



    ..

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Dena. Há mais de 30 anos passei pelo início desse período angustiante, que se chama menopausa. Ou na brincadeira "menos pau". Confesso que, além dos calorões e suadores incríveis, não lembro de mais nenhuma ansiedade ou desconforto. Agora, estou com 76 anos, cheia de energia e vontade de namorar, amar, beijar e a pandemia me conteve, um pouco. Fiquei algum tempo fechada, chorei, engordei e hoje está tudo superado. Voltando à ativa, em plena completude. Só posso te dizer: vai passar. Força na peruca!!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Ainnnn Dena, esta fase é delicada e tem alterações nítidas em nosso comportamento. Nos causa mal estar, desconforto. Estes sintomas emocionais afetam a qualidade das nossas idéias e escolhas... Mas tu és uma mulher plena,completa, intensa no comportamento,lindona, charmosa, nas atitudes, nas amizades, na palavra escrita. Então amiga, temos de viver em plenitude, ter uma uma vivência intensa, profunda, satisfatória e por que ñ dizer gratificante ?
    Foco e sucesso no q tu buscas.
    Com alegria e saudade te abraço. Zaira

    ResponderExcluir