sábado, 26 de setembro de 2020

 

SURPRESA DE ANIVERSÁRIO

 

Naquela manhã de setembro acordei de humor nada bom. Era meu aniversário de cinquenta e sete anos. Estava envelhecendo e o tempo escorrendo como azeite pelas minhas mãos. No meio de uma pandemia, com uma protrusão me incomodando a lombar, fazendo fisioterapia, tendo que tomar hormônios, cálcio, colágeno, vitamina D e outro escambau de remédios, não consegui encontrar muitas razões para estar lépida e faceira. Minha sobrinha havia dito que faria o almoço, já me senti melhor em poder ficar longe da cozinha. Voltei da fisioterapia e fui pegar meu marido no trabalho. Ele perguntou como estava o dia do meu aniversário. Eu respondi com outra pergunta: e o meu presente?  Ele: tu já recebeste muitos presentes. Eu: é por isso que os casamentos acabam e depois não se sabe o porquê.

Entramos em casa e minha sobrinha já estava com uma moqueca de tilápia prontinha, exalando um cheiro gostoso na minha cozinha. Amei ela naquele momento e odiei meu marido porque ele é quem deveria estar na cozinha no dia do meu aniversário. Mas isso era exigir demais dele que não tem aptidões culinárias. Sempre tive inveja de mulheres cujos maridos são verdadeiros ‘mestre cuca’. Porém nada é perfeito e ele tem muitas outras habilidades e qualidades.  

Eu tinha feito um bolinho de milho e convidado apenas a Vivi, minha amiga e vizinha para tomar um cafezinho comigo depois das 14h. Meu marido almoçou e saiu logo, apressado, minha sobrinha também parecia preocupada e enquanto eu lavava a louça do almoço ela começou a arrumar a mesa para o café. Pegou as melhores louças e colocou quatro jogos na mesa. Não entendi, porque era só eu, ela e Vivi. Ela disse: o Ale (marido) também vai vir. Estranhei porque ele nunca vinha tomar café quando eu estava com alguma amiga em casa.

Nisso toca a campainha, minha amiga tinha chegado. Ela me abraçou e me deu um conjunto de sombra para os olhos, bem como eu precisava. Nisso minha sobrinha entra em casa com uma Pavlova linda (é um bolo feito só com claras de ovos e cobertos com frutas vermelhas – delícia). E nesse mesmo instante meu marido chega com um pacote enorme nas mãos e um buquê de flores. Só então me dei conta que estava tendo uma surpresa de aniversário. Ganhei dele um teclado, que ele me prometera há tempos, mas eu já nem contava mais com isso.

Sentamos todos na mesa e saboreamos o bolo com café e bela prosa. Assim, o dia dos meus cinquenta e sete anos foi muito mais prazeroso do que eu pensava. Acabei o dia bem feliz, com pessoas que amo, só faltou meu filho, amor maior que mora longe.

Por isso a gente sempre deve ser otimista com a vida e com as pessoas, porque elas podem nos surpreender súbita e docemente, transformando nossos dias para melhor. Obrigada pelo carinho, meus amores!

 

16 comentários:

  1. Ai Mana que lindo!!! Teu niver foi melhor que o meu, lembra que no dia do meu niver este ano eu estava no hospital acompanhando a cirurgia do meu Ze, mas o melhor dessas datas São sempre as surpresas. 👏👏👏🎂🍾🥂 um brinde aos nossos amores e que continuem nos surpreendendo bj

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Obrigada pela visita, embora eu não saiba a quem devo agradecer o carinho.

      Excluir
  3. Meu abraço e beijos carinhoso no te dia!
    Que legal cheio de sospresa!SÓ faltou o Filhiote! Mais tu leva ele no teu Core e Mente.
    Rafa- Eta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela leitura e carinho rafa. Sim, o filhote sempre na mente e no coração. Bjs

      Excluir
  4. Querida, como disse a você pessoalmente a felicidade de fazer alguém feliz com uma surpresa é igual ou maior do que receber. Fizemos um pouco do muito que você merecia. Abraço carinhoso. Amo você.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha adorada sobrinha, obrigada pela leitura, pelo carinho e por tudo. Tamo!

      Excluir
  5. Denadorada, o amanhecer do dia do aniversário é sempre convidativo... é hora de recomeçar. O clima nos invade, o coração fica + sensível, a alegria toma conta e a danada da saudade aumenta.
    A vida é repleta de expectativas, Dena. A gente espera muito dos outros sem conhecer ou dimensionar a real capacidade. Esperar + dos outros ñ é a melhor postura, nem o melhor caminho. Mas acontece, é próprio do ser humano.
    Teus amores mostraram q amar e ser amado é condição para permaneceres viva emocionalmente. Nada substitui a confiança de abrir o coração, sempre os terás no teu entorno para o acolhimento.
    Q bom q tiveste um dia e tanto e te sentiste com vida e portadora de esperanças.
    Nunca estarás só. Sejas grata. Sempre. Existir é um honra !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida amiga Zaira, obrigada pela visita, pela leitura e pelas palavras sábias, como sempre. Beijo enorme no teu coração!

      Excluir
  6. Que momento lindo. Um texto leve que flui e quando percebemos já terminou. Parabéns pelo aniversário e pelo texto. Beijão.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo aniversário de 57...uma bela idade que, para mim, já está longe...Valeu a surpresa e a comemoração!!

    ResponderExcluir
  8. Querida, parabéns pelos cinquenta e sete anos. Foi um aniversário perfeito! que os proximos sejam tão bons quanto este e tuas crônicas também. ABraços

    ResponderExcluir