sábado, 2 de junho de 2012


VETERANO





Ele está comigo há mais de vinte anos. Foi um presente de aniversário. Capa brochura, azul marinho com letras douradas. Deve pesar uns dois quilos. Mil quinhentos e trinta e oito páginas de conhecimento. Meu companheiro nos momentos de dúvidas textuais, gramaticais, literais. Tocá-lo com meus dedos ágeis, sentir seu cheiro de sabedoria, é um ato que me renova. Um ritual que faz os versos passearem mais rápidos e fluentes pelas minhas ‘veias literárias’. Deve ser efeito da adrenalina, liberada pela excitação das consultas e descobertas.  Parece-me que nele as palavras são mais concentradas e sei que dali jamais fugirá. Ele é único e indelével.

Nestes tempos de informatização globalizada, tudo o que se quer encontra-se disponível online. Desde significações de palavras, receitas de suflê e bolos, até amor e sexo. Entre outros assuntos e sentimentos estranhos e demasiadamente modernos. Mas nada substitui a integridade de um amor antigo. Sinto-me segura e bem assessorada com ele. Se houver outro apagão e o sistema elétrico cair fico sem acesso à rede e a qualquer informação. E essa é a melhor hora em que ele me consola. Nunca me deixa só, sempre vem em meu socorro. Posso vir a perdê-lo? Sim, pode acontecer com qualquer objeto de nosso afeto. Mas procuro alimentá-lo com carícias e folheadas a todo instante. Mantenho-o disponível na estante, ao meu alcance!  (estou cheia de rimas hoje)

Veterano, amarelado, empoeirado e meio aos pedaços, para mim é o mais completo compêndio das palavras e significações da língua portuguesa. O velho Aurélio, do qual jamais me desfaço e juntos vamos cantando “Está findando meu tempo, a tarde encerra mais cedo, meu mundo ficou pequeno e eu sou menor do que penso...”

2 comentários:

  1. Que lindo! Adorei tudo...
    Foi uma ótima idéia tu teres aberto este espaço na tua vida.
    Com certeza irá te fazer muito bem e para nós seguidores, será um presente muito bem vindo.
    Beijão

    ResponderExcluir
  2. É bom ter sempre um Aurélio ou um Houaiss por perto. Dá mais segurança para nós que lidamos com palavras, que somos seres simbólicos e que estamos sempre à cata de novas significações para emoções, sentimentos e percepções da vida. Abraços, amiga...

    ResponderExcluir