segunda-feira, 28 de maio de 2012


DÚVIDAS PÚBLICAS

Procuro fazer a declaração do Imposto de Renda assim que disponível na internet, pra receber a restituição no primeiro lote.  Certa vez fiz tudo direitinho, mas quando chegou o momento da restituição, nada. Verifiquei no sistema e lá constava ‘pendência’. Como resultado, a devolução ficou trancada. Tive que me dirigir ao órgão competente para esclarecer os fatos e tirar as dúvidas. Até aí eu não sabia o que estava errado. Chegando à repartição, passei pelo guarda, depois cheguei ao local das senhas. A atendente pediu sobre o que se tratava. Abri a boca e minha fala travou. Como explicar se nem eu sabia? Arrisquei:
-        Quero falar sobre meu IR.
-        Falar do seu IR? O que tem seu IR?
-        Eu não sei, por isso estou aqui.
Ela me olhou com uma interrogação séria e muda no olhar.
-        Ele está com pendências.
-        Que pendências, senhora?
-        Eu vim aqui para saber.
-        Qual seu CPF?
Puxei o documento com o número. Ela emitiu uma senha e me encaminhou ao andar superior. Depois de longos minutos, aproveitados no rascunho desta dissertação e vendo Bob Esponja na tela de TV disponível na sala de espera, apareceu a minha senha no monitor. Chegando à mesa do fiscal, tentei novamente explicar o que eu queria. Mais uma vez não consegui me fazer entender.
- Tem uma pendência! No site diz que os dados apresentados não coincidem com a receita anual.  E puxei a papelada.
O rapaz examinou com cara de aborrecido. Eu, na expectativa de elucidação das minhas dúvidas. Algum tempo fuçando na tela do computador, tecla aqui, tecla acolá, aparece o ‘furo’:
-        A senhora preencheu os dados do exercício 2010 na Declaração de 2009, por isso aparece a incompatibilidade.
-        Ah tá. E o que faço?
-        A senhora deve fazer uma retificação, transportando os mesmos dados para a Declaração de 2010 e fazer a Declaração de 2009, mesmo que sejam apenas dois meses.
-        E como fica a restituição?
-        A sua restituição virá somente ano que vem. E tem mais duas multas.
-        Duas multas?
-        Uma por ter declarado errado na primeira vez e a outra porque agora, a de 2009, vai aparecer no sistema como ‘fora do prazo’.
-        Mas não tive culpa!
-        É, mas o sistema já registrou assim.
-        Não dá para mudar o sistema?
O rapaz me olhou meio atravessado.
-        Se tiver que pagar as multas, nem vou ter restituição.
Continuou me olhando do mesmo modo e nada disse, mas entendi um ‘não é problema meu’. Perguntou-me se era só isso e desta vez fui eu que fiquei calada, mas ele deve ter entendido meu olhar dizendo: ‘minhas dúvidas prevalecem e eu quero que o sistema resolva esta pendenga e me restitua o imposto retido, afinal o sistema não é problema meu’.
E ficamos ali, contribuinte de um lado, servidor do outro, com o sistema e as dúvidas entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário